Válvulas anti-retorno

Todos os tubos de saída provenientes de acessórios de drenagem em edifícios (máquinas de lavar roupa, chuveiros, sanitas, etc.) estão ligados ao esgoto, formando assim um sistema de tubos unidos. Caso os efluentes não consigam fluir livremente pelo esgoto (por ex. após chuvas fortes ou devido a bloqueios nos tubos de esgoto), estes são empurrados de volta para os tubos de saída - podendo inundar todas as áreas da casa abaixo do nível de retorno. Em conformidade com a EN 13564.

VAL1.png
Válvulas anti-retorno Premium
Com clapeta anti-retorno mecânica ou a motor
VAL2.png
Válvulas Anti- retorno Classic
Com clapeta anti- retorno mecânica
VAL3.png
Válvulas anti-retorno em câmara instalação subterrânea
Montagem fora do edifício

Problema: Sistema de drenagem sem proteção anti-retorno
Durante chuvas fortes, o nível da água sobe acima do chamado nível de retorno. Este termo é normalmente usado para implicar o nível da rua. Quartos na cave poderão ficar inundados rapidamente, provocando elevados estragos.

Solução: Sistema de drenagem com proteção anti-retorno
Os sistemas de drenagem, tais como: ralos de pavimento, máquinas de lavar roupa, lavatórios, chuveiros ou sanitas que se encontram abaixo do nível de retorno, têm que ser protegidos, de forma eficaz e permanente, contra o refluxo. Os efluentes com drenagem por gravidade para o esgoto devem ser protegidos por uma válvula anti-retorno. Se o esgoto público estiver a uma altura superior que a do local de drenagem no edifício, os efluentes devem ser bombeados para cima por meio de uma estação elevatória.

Catálogos

Informação Geral sobre proteção anti-retorno 

Staufix e Staufix Control com válvula anti.retorno